Sobre Luiz Antonio Cardoso


LUIZ ANTONIO CARDOSO é escritor (poeta, trovador, sonetista, hacaísta, contista, cronista), historiador autodidata (memórias, mini-biografias, pesquisas), jornalista, com experiência como apresentador, produtor e diretor de TV e redação e edição de boletins e periódicos.
 

Atual Presidente Estadual da UBT Estado de São Paulo (desde janeiro/2018), da UBT Seção de Taubaté-SP (desde março/2014), do Rotary Club de Taubaté Oeste (desde julho/2016), da Academia da Cultura Taubateana (desde dezembro/2015), do Clube dos 21 Irmãos-amigos de Taubaté (desde janeiro/2011), da Academia Rotary de Letras, Artes e Cultura (desde maio/2016), e do Movimento União Cultural (desde dezembro/2010).

Ex-Presidente da Associação Taubateana de Astronomia (1996-97). Ex-Vice-Presidente Estadual/SP da UBT (de 2012 a 2017), e ex-Vice-Presidente da Associação Literária de Taubaté (1999). Membro das Academias Taubateana de Letras, Ribeirão-pretense de Letras, Itaperunense de Letras, da Academia de Letras de Campos do Jordão e da Academia de Trovas do Rio Grande do Norte. Representante do grupo Valefoco em Taubaté, Cônsul Z-C Taubaté do Movimento Poetas Del Mundo, da Confraria do Coreto e dos Poetas do Vale, membro do Worlds Poets Society, com sede em Larissa, na Grécia, e de várias Academias e instituições literárias e culturais; idealizador do movimento União Cultural e Curador da 1º Semana Cultural – do Movimento União Cultural (2011), etc.
 

Possui cerca de 30 livretos publicados, mais de 100 premiações literárias e centenas de publicações em alternativos, boletins, folhetos, jornais, revistas, sites, blog´s, etc, espalhados pelo mundo. Dentre inúmeros projetos idealizados e ações promovidas, destacam-se: Oficina Permanente de Poesia Clássica (Trovas, sonetos, etc.); série de livretos “Taubateanos” (mini-biografias); Coleção “Taubaté” (história, biografias, etc.); editor do boletim Litteratrova; realização de inúmeros concursos literários e saraus; Exposições de Escritores de Taubaté; Projeto “Paz e Luz” de Trovas com detentos e fundação da ALACRE – Academia de Letras, Artes e Cultura “Renovação da Esperança”, composta de detentos e sob sua supervisão geral, criação da Federação de Xadrez “Gary Kasparov”, dentre outros;


Possui moções, títulos, diplomas e registros de agradecimentos pelas Câmaras de Taubaté (4), Caçapava, São José dos Campos (2), Jacareí, pela Prefeitura de Taubaté (2), pela Academia Valeparaibana de Letras e Artes, pela Seção de Pindamonhangaba da União Brasileira de Trovadores, pelo Clube de Trovadores do Seridó, de Caicó-RN, dentre outras.